A Apple apresentou os seus dispositivos AirTag como uma solução para encontrar objetos pessoais que até mesmo tenhas perdido em casa, como chaves ou carteira. No entanto, esses dispositivos não devem ser confundidos com um rastreador GPS. Já que não oferecem as mesmas funcionalidades. Os AirTag são projetados para uso dentro de casa.
Assim como todos os produtos da empresa de Cupertino, o AirTag possui um design atrativo. É fabricado em aço inoxidável polido de cor branca, no qual podem ser gravados emojis e até 4 letras. Quanto às dimensões, pesa 11 gramas, tem 32 mm de diâmetro e 8 mm de espessura.
Apple AirTag depende de conectividade Bluetooth
O AirTag depende da conectividade Bluetooth entre o rastreador e o celular. Usando o iPhone, é possível rastrear o AirTag na seção “encontrar meu dispositivo”. No entanto, como qualquer outro produto da Apple, esses dispositivos são apenas compatíveis com produtos da mesma marca. Também permite rastrear objetos além do alcance do Bluetooth, desde que outros produtos da Apple estejam próximos. Infelizmente, isso não é comum.
Se procuramos um localizador GPS para carros, os AirTag da Apple não atendem a essa finalidade. Rastrear um carro é algo completamente diferente de procurar objetos perdidos em casa ou na vizinhança. Um carro se move rapidamente, e os AirTag demoram a atualizar a localização do objeto.
Localização com Apple AirTag não é em tempo real
Além disso, mesmo quando os dispositivos ao redor são produtos da Apple, o rastreamento do carro com o AirTag levará um tempo para fornecer a localização. E essa localização estará sempre mudando. Então não será em tempo real. Por outro lado, um dispositivo de localização GPS fornece rastreamento em tempo real em todas as localizações geográficas.
Além disso, um localizador GPS não está vinculado a nenhum dispositivo, rede ou região específica. Ele funciona universalmente e de maneira muito mais rápida do que os AirTag. É verdade que esses dispositivos são um pouco mais baratos que os localizadores GPS. Mas não podem ser usados como uma ferramenta confiável para rastrear carros, pessoas ou animais de estimação.
Uma das maiores decepções dos usuários é que os AirTag não são úteis para evitar o roubo de objetos ou para localizá-los em caso de furto. Embora possa ajudar ocasionalmente na recuperação do objeto roubado. Se o ladrão perceber a presença do AirTag, ele pode desativá-lo facilmente. Ele pode remover a pilha do dispositivo, o que o desativará. Além disso, devido ao funcionamento do AirTag, que começa a emitir um som quando se afasta do proprietário, o ladrão pode notar a presença do dispositivo e desconectá-lo ou descartá-lo.
O Apple AirTag também não é a melhor solução para localizar animais de estimação
Outra função pela qual muitos usuários queriam usar o AirTag era para rastrear os seus animais de estimação. Isso pode ser útil em casa; no entanto, se o seu animal se perder no campo ou na cidade, o AirTag não será de grande ajuda. Primeiro, o AirTag precisa de outros dispositivos próximos para emitir a sua localização, e no campo é improvável encontrar dispositivos suficientes para isso. Além disso, o seu animal de estimação, seja um cachorro ou um gato, estará em movimento o tempo todo, então a localização que o AirTag pode fornecer não será muito precisa, pois provavelmente mudará após alguns minutos.
Outra desvantagem dos AirTag é que eles funcionam com uma pilha que dura cerca de um ano, além de serem altamente poluentes. Já os localizadores GPS podem funcionar com bateria recarregável ou serem conectados diretamente à alimentação do carro, ou da moto. Se forem escondidos adequadamente, podem ser a melhor forma de proteger o nosso veículo.
Portanto, se quisermos rastrear os nossos veículos, animais de estimação, bagagem ou até mesmo pessoas que possam precisar da nossa ajuda em caso de emergência, a melhor solução é um localizador GPS. Muito mais eficaz do que um Apple AirTag.